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Esgotamento criativo: quando a torneira da criatividade seca

A criatividade é frágil: precisa de inspiração suficiente, mas não demais, pois consumir uma quantidade excessiva de informações pode destruir seu delicado equilíbrio.

Tempo de leitura estimado: 10 min

Quer saibam ou não, qualquer designer, escritor, empresário, fotógrafo ou criador de qualquer tipo já o experimentou pelo menos uma vez. O esgotamento criativo é um estado de exaustão emocional, física e mental em torno do trabalho criativo. Os sintomas podem ser difíceis de identificar e as causas potenciais são muitas.

Ele precisa de espaço para crescer, mas não deve ser forçado, pois o trabalho mecânico pode levar a uma produção sem vida. Apesar de todos os nossos cuidados, às vezes parece que sumiu: a torneira da criatividade secou. Sentimos o temido esgotamento criativo.

Sintomas de esgotamento criativo

Como é normal que a criatividade flutue dependendo de fatores como sono e níveis de estresse, o esgotamento criativo pode facilmente passar despercebido - mascarando-se como procrastinação temporária, cansaço ou falta de motivação. Mas para as pessoas que realmente se preocupam com seu trabalho e para aquelas que confiam na produção criativa como uma válvula de escape emocional, o esgotamento criativo pode ter um impacto devastador em sua saúde mental.

Antes de se recuperar, você precisa perceber que algo está errado. Preste atenção aos seguintes sinais de desgaste criativo. Isolados, muitos desses sinais são inofensivos. No entanto, se você tiver mais de dois sintomas, pode ser hora de agitar as coisas.

Procrastinação. Adiar o trabalho por alguns dias porque não sente que tem energia mental suficiente não é nada com que se preocupar. No entanto, se você procrastinar por longos períodos de tempo e ignorar prazos importantes, pode ser um sinal de esgotamento criativo.

Esforce-se para fazer o trabalho básico. Sua lista de tarefas está ficando cada vez mais longa, mas você não consegue verificar algumas tarefas fáceis dela? Você está enterrando sua cabeça no envio e negligenciando a montanha crescente de pequenas coisas que você deveria tirar do seu prato? Este pode ser outro sintoma.

Esgotamento constante. Às vezes, não dormimos o suficiente e nos sentimos um pouco lentos no dia seguinte. Isso é completamente bom. Mas se a exaustão física for sustentada por um longo período de tempo, apesar de uma boa quantidade de sono, você pode estar se esgotando.

Estresse inexplicável. O trabalho criativo pode ser estressante. Prazos, projetos complicados com muitas partes móveis, um cliente insistente ... Esses fatores podem causar estresse que está dentro da curva Cachinhos Dourados e permanecem gerenciáveis. Mas o esgotamento criativo pode fazer você se sentir persistentemente estressado sem ser capaz de identificar a causa exata.

Comparações prejudiciais. Estamos mais conectados do que nunca e muitos criadores seguem o trabalho de outros criadores online. Alguns criadores são mais produtivos do que outros, e essa produtividade geralmente diminui e diminui. Se você olhar para a produção deles e não puder deixar de comparar a produtividade deles com a sua de uma forma negativa, você pode estar experimentando um sintoma de esgotamento criativo.

Consumo de conteúdo desequilibrado. Como criador, é vital equilibrar seus níveis de entrada e saída criativa. Quando estamos exaustos, muitas vezes nos vemos assistindo a programas de TV sem parar, mas não criando muito trabalho próprio.

Pavor matinal. Você já experimentou aquela sensação de angústia, uma sensação de condenação em que sua mente está correndo para o futuro e tudo parece sombrio? Momentos estressantes em nossa vida podem nos deixar com medo de acordar. Se esse sentimento persistir, pode ser um sinal de esgotamento criativo - ou algo ainda mais sério.

Hábitos prejudiciais. Comer alimentos não saudáveis ​​ou comer mais do que o normal, abandonar sua rotina de exercícios, beber mais álcool ... Se você está passando por um esgotamento criativo, pode estar enfrentando mecanismos prejudiciais que o farão se sentir ainda pior.

Irritabilidade. Você pode estar se sentindo frustrado com seus colegas, irritado com seu cônjuge, mal-humorado com seus filhos. Ser mais temperamental do que o normal pode ser um sintoma de esgotamento criativo.

Dúvida própria. Finalmente, você também pode pensar que nunca será bom o suficiente, que seu trabalho é inútil ou que lhe falta a imaginação necessária - apesar de ter produzido bons trabalhos criativos no passado e ter recebido elogios por eles.

Existem duas advertências importantes para esta lista de sinais. Primeiro, há uma diferença entre o esgotamento criativo e o bom e velho bloco criativo. Sentir-se ocasionalmente preso ao trabalhar em um projeto é perfeitamente normal. Às vezes, o bloqueio criativo pode durar o que parece muito tempo. E embora um bloqueio criativo possa ser estressante, ele não compartilha os mesmos sintomas que você encontrará no esgotamento criativo.

Em segundo lugar, se você está experimentando muitos desses sinais, ou mesmo apenas um desses sinais por muito tempo, pode ser mais sério do que um esgotamento criativo. Muitos desses sinais também são encontrados em condições de saúde mental, como depressão, transtornos de ansiedade, transtorno afetivo sazonal ou podem ser causados ​​por problemas de sono. Na dúvida, vale sempre a pena conversar com um profissional.

Como se recuperar do esgotamento criativo

O esgotamento criativo pode nos fazer sentir impotentes, como se não houvessehing a ser feito sobre isso. Mas temos agência e podemos usar estratégias simples para quebrar o ciclo. É claro que simples não significa fácil, mas remover a complexidade desnecessária de nossa abordagem torna mais provável que tenhamos sucesso.

Obtenha suporte. Como o esgotamento criativo afeta nosso trabalho, nosso primeiro instinto pode ser esconder nossa luta de nossos colegas. No entanto, apenas agarrar alguém e dizer: "Tenho me sentido esgotado ultimamente" pode ser extremamente útil. Você descobrirá que a maioria das pessoas fica mais do que feliz em ajudar, seja ajudando você em um projeto, fazendo um brainstorming de novas idéias ou apenas dando uma olhada. Dar voz à sua luta também é um grande primeiro passo para se recuperar do esgotamento criativo.

Dar um tempo. Não apenas uma curta caminhada, que pode ser útil para o bloqueio criativo, mas provavelmente não o suficiente para ajudar no esgotamento criativo. Faça uma pausa adequada - alguns dias de folga, com o seu autoresponder fora do escritório ativado, onde ninguém esperará nenhum trabalho de você. A ansiedade de saber que você deve trabalhar, mas não consegue fazer isso é um ciclo vicioso. Fazer uma pausa é uma forma de escapar desse ciclo para que você possa começar do zero. Use o tempo para fazer coisas que não têm nada a fazer funcionar sem sentir culpa: passar tempo com seus entes queridos, ler livros, cochilar, cozinhar, assistir filmes, passar um fim de semana no campo, cuidar de suas plantas. .. Ou simplesmente não faça nada, isso é perfeitamente normal.

Abra espaço para a autorreflexão. Substitua a angústia existencial destrutiva por uma autorreflexão construtiva. Pode tomar a forma de um diário, discutir sua luta com um amigo, revisar seu ambiente atual e sua agenda, administrar uma clínica de motivação ou até mesmo falar sozinho em voz alta. O esgotamento pode ser difícil de gerenciar quando não podemos definir sua origem exata. Transforme-se em um cientista experiente e tente descobrir as raízes do problema.

Olhe para o seu trabalho anterior. Como o esgotamento criativo geralmente vem com dúvidas, é fácil esquecer todas as nossas realizações passadas e concentrar-se em nossos desafios atuais. Navegue pelos seus trabalhos anteriores, tanto os bons quanto os ruins. Se for bom, lembre-se de que não foi fácil de produzir. Se estiver ruim, veja quanto progresso você fez. Canalize os sentimentos que você experimenta enquanto revê seu trabalho anterior para superar suas dúvidas.

Comece com o básico. Escolha a menor unidade atômica de trabalho criativo que você possa fazer para começar de novo. Você está tentando escrever um livro? Basta escrever um parágrafo. Tentando criar um novo site? Basta trabalhar em um wireframe. Em vez de olhar para a montanha de trabalho à sua frente e se sentir paralisado, dê o primeiro passo de bebê.

Não se esqueça de ser gentil com você mesmo. O esgotamento criativo não significa que você não se preocupa com seu trabalho; isso não significa que você é preguiçoso; isso não significa que você não seja talentoso. O esgotamento criativo pode resultar do perfeccionismo, pressão externa, altas expectativas ou hipersensibilidade. É um estado temporário, não permanente.

Prevenção é melhor que a cura

Embora existam estratégias simples para gerenciar o esgotamento criativo, a melhor maneira de lidar com isso é evitar o esgotamento em primeiro lugar. Por causa de todas as diferentes causas de esgotamento criativo, nem sempre é possível, mas criar uma estrutura mental para apoiar sua saúde e criatividade pode ser muito útil.

Metacognição. Não espere até que as coisas estejam ruins para começar a refletir sobre como você se sente, seu progresso, seus objetivos e suas motivações. Metacognição significa "pensar sobre o pensamento" - é estar ciente de sua própria consciência para que você possa determinar as melhores estratégias de aprendizagem e resolução de problemas, bem como quando aplicá-las. Consiste em planejar, monitorar e avaliar continuamente seu trabalho criativo, para que você possa detectar quaisquer sinais iniciais de esgotamento criativo.

Produtividade consciente. Atenção plena e produtividade podem parecer antitéticas, mas tomar emprestados os princípios da atenção plena ao buscar um trabalho criativo o ajudará a construir um ambiente de trabalho sustentável para si mesmo. A produtividade consciente pode ser definida como estar conscientemente presente no trabalho que você está fazendo enquanto o está fazendo. Não se trata de meditação; trata-se de reconhecer e aceitar com calma seus sentimentos e pensamentos enquanto você está envolvido no trabalho ou em atividades criativas.

Hábitos, rotinas, rituais. Certifique-se de ter coberto os princípios básicos em termos de saúde física e mental. Hábitos, rotinas e rituais têm diferentes níveis de intencionalidade e são úteis para ajudá-lo a se sentir equilibrado e saudável. Gerencie seus hábitos, mantenha suas rotinas e faça rituais novos e significativos para se conectar melhor com seu eu interior.

Dieta da informação. Uma abordagem cuidadosa ao consumo de conteúdo envolve o gerenciamento da quantidade e qualidade do conteúdo que você consome. O conteúdo que você consome nutre, inspira, estimula a curiosidade e o crescimento pessoal? Ou é exaustivo e indutor de ansiedade? Gerencie sua dieta de informações selecionando sua caixa de entrada, adicionando mais "alimentos" de alta qualidade ao seu menu de conteúdo e programando seu conteúdo comsoma.

Distração estruturada. Muitos criadores internalizaram a ideia de que precisam estar hiperfocados em seu trabalho. Mas nossos cérebros não foram projetados para sustentar a atenção por longos períodos de tempo. Precisamos alternar entre foco e distrações. Em vez de nos forçarmos a superar o cansaço e a desmotivação, faça pausas criativas. Isso o ajudará a restaurar sua motivação, evitar fadiga de decisão e melhorar seu bem-estar geral.

Nossas diferenças individuais afetam a maneira como vivenciamos o esgotamento criativo. Para alguns, pode ser mais fácil de gerenciar, enquanto para outros pode parecer intransponível. Onde quer que você esteja atualmente no espectro, saiba que é possível quebrar o ciclo e se recuperar; que as pessoas ao seu redor são uma das melhores fontes de apoio; e esse esgotamento criativo não significa absolutamente nada sobre sua paixão, talento ou ética de trabalho. Não há cura permanente para o esgotamento criativo: estar atento aos primeiros sintomas e aplicar alguns remédios simples é o melhor caminho a seguir.

Postado em March 11, 2021, 11:31 a.m.

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